Alinhavado pelo Prof. Dr. José Manuel de Arruda Alvim Netto, o tomo I do volume XI dos “Comentários ao Código Civil brasileiro” (Rio de Janeiro: Forense, 2009), a exemplo do tomo II do mesmo volume, conjuga a exposição didática, de estilo lapidar, com a erudição de conteúdo, somada à serenidade no exame das controvérsias trazidas a lume e no contraste entre o posicionamento adotado pelo autor e eventual entendimento doutrinário em sentido diverso.
Tais predicados aproximam e conquistam o leitor, ao mesmo tempo que recordam a fina flor da produção jurídica brasileira do período áureo em que o mercado editorial nacional era brindado, em meados do século XX, por comentários e tratados frutos de pesquisas aprofundadas, reflexões amadurecidas e forte embasamento no Direito Comparado.
Ao se compulsarem tais escritos do Mestre Arruda Alvim, sente-se a mesma segurança no manejo das questões versadas que se percebe durante a leitura de um trabalho de Pontes de Miranda ou de Ruy Cirne Lima.
Obra destinada à perenidade, contributo longevo ao conhecimento jurídico, valioso quer para os juristas que almejam estudos avançados de Direito das Coisas, quer para os profissionais do Direito que desejam se familiarizar com esse ramo do Direito Privado sem as limitações do enfoque pragmático das obras direcionadas a concursos públicos nem a superficialidade dos manuais adstritos a questões do cotidiano forense e ao conteúdo programático da graduação.
— Hidemberg Alves da Frota
Nenhum comentário:
Postar um comentário